As relações entre os seres vivos podem se classificadas em dois grupos:
Intra especifica:Ocorrem entre os seres vivos da mesma espécie.
Interespecifíca:Ocorrem entre seres vivos de espécies distintas.
Essas relações são comunentes chamadas harmônicas ou positivas (não há prejuízos pra nenhuma das partes associadas) e desarmônicas ou negativas (há prejuízos).
Supõe-se que as relações negativas ou positivas entre as populações tendem no final , a se equilibrarem ,os dois tipos sendo importantes na evolução das espécies e na estabilaização do ecossistema.
De acordo com ODUM (1983), três princípios baseados nessa interações são dignos de enfase :
- Interações negativas tendem a predominar em comunidades pioneiras ou em condições perturbadas
- Na evolução e desenvolvimento de ecossistemas as interações negativas tendem a ser minimizadas em favor da simbiose positiva que melhora a sobrevivencia das especies interativas.
- Associações recentes tem maior probabilidade de desenvolver interações negativas do que associações mais antigas.
-Colonias:
Agrupamento de indivíduos da mesma especie que revelam profundo grau de interdependencia e se mostram ligados uns aos outros ,sendo-lhes impossível a vida quando isolados do conjunto;podendo ou não ocorrer divisão de trabalho.
Ex:.As cracas,os corais e as esponjas vivem sempre em colonias.Há colonias com divisão de trabalho.É o que podemos observar com colonias de medusas de cnidarios (caravelas) e com colonias de vólvox glabator (protista):Há alguns indivíduos especializados na reprodução e outros no deslocamento da colonia (esférica) na água.
-Sociedades:
As sociedades são agrupamentos da mesma especie que tem plena capacidade de vida isolada mas preferem viver em coletividade .Os indivíduos de uma sociedade tem indenpendencia física um dos outros.Pode ocorrer,entretanto,um certo grau de diferenciação de formas de divisão de trabalho ,como pode ocorrer com as formigas ,as abelhas e os termitas ou cupins.
Nos diversos insetos sociais a comunicação entre os diferentes indivíduos e feita atraves dos ferormônios ,substancias químicas que servem para a comunicação,são usadas na marcação de territórios,atração sexual,transmissão de alarme,localização de alimento e organização social.
Relação intraespecificas desarmônica
- Competição intraespecifica.
Relação entre indivíduos da mesma especie,quando ocorrem pelo mesmos recursos ambientais ,principalmente espaço e alimento.A competição geralmente traz algum prejuízos aos indivíduos que competem e em determinado casos pode levar a morte de um deles.Essa relação è considerada dessarmonica ou negativa,quando analisada sob o aspecto dos indivíduos que interagem.Já sob o ponto de vista da especie a competição intra-especifica pode ser entendida como uma força positiva que impede o crescimento exagerado da populaçõa,o qual traria como consequencias super exploração dos recursos e uma possível degradação ambiental.
-Canibalismo.
Canibal è o individuo que mata e come outro da mesma especie.Ocorre com escorpiões,aranhas,peixes,planarias,roedores etc..Na especie humana quando existe recebe o nome de antropofagia(grego Antropos-homem,Phagien-comer).
Relações interesfecificas harmônicas
-Comensalismo
Tipo simples de interação positiva.Representando ,talvez ,o, primeiro passo em direção ao desenvolvimento de interações benéficas .
È uma associação em que uma das espécies-a comensal-é beneficiada , sem causar beneficio ou prejuízo ao outro.(comensal"é aquele que come a mesa do outro).
Exemplos:.
-A remora é um peixe datado de ventosa com qual se prende ao ventre dos tubarões ,aproveitando os restos alimentares que caem da boca de seu "anfitrião"
-A emtaboema coli é um protozóario que vive no intestino humano, onde se nutre dos restos da digestão.
Inquilinismo
Associação semelhante ao comensalismo,não envolvendo alimento.Alguns autores incluem essas associações como comensalismo.
Exemplos:.
-PEIXE AGULHA E HOLOTÚRIA
O peixe agulha apresenta um corpo fino e alongado e se ´rotege contra a ação de predadores abrigando-se na interior das holuturias(pepino no mar),sem prejudica-los
-EPIFITISMO
Plantas que crescem sobre os troncos maiores sem parasita-las.Sõa epífitas as orquídeas e as bromélias que ,vivendo nas arvores obtem maior suprimento de luz solar.
Cooperação ou protocooperação
trata-se de uma associação bilateral,entre especies diferentes , na qual ambas se beneficiam,contudo, tala associação não e obrigatória ,podendo cada especia viver isoladamente.
Exemplos:.
-Caranguejo paguro e actineas
Também conhecido como bernardo-eremita,trata-se de um crustáceo marinho que apresenta o abdômen longo e mole,desprotegido exosqueleto.A fim de proteger o abdômen,bernardo vive no interior da conhas vazias de caramujos.Sobre a concha aparecem actínias ou anêmonas-do-mar ,animais portadores de tentáculos urtigantes .o paguro a actínia não causa nenhum dano ,pois se beneficia ,sendo levado por ele onde tem alimentos.Ele também se beneficia com a eficiente"proteção"que ela lhe dá.
-Passaro-palito e crocodilo
Passaro palito penetra na boca dos crocodilos alimetando-se de restos alimentares e de vermes existentes na boca do reptil.A vantagem é mutua ,por que em troca do alimento ,o passaro livra os crocodilos dos parasitas.
-Anu e gado
O anu é uma ave que se alimenta de carrapatos existentes na pele do gado, capturando-os diretamente.Em troca o animal se livra dos indesejaveis parasitas.
Mutualismo
Interação biologica na qual o crescimento , a sobrevivencia ou a reprodução de ambas as especies associadas são icrementadas.Em muitos casos nenhum dos parceiros pode sobreviver sem o outro em particular quando a competição com outras plantas e a sobreviver sem o outro , em particular quando a competição com outras plantas e a predação é levada em conta.Essa cooperação mútua tem forte vantagem seletiva.
Exemplos:.
Associação simbiotica mutualista entre os componentes fungico e uma populaçao de algas unicelulares ou filamentosas , ou de cianobactérias .
O componente fungico de um liquen é chamado micobionte,o componente fotossintetizante é dominado fotobionte.
98%dos fungos liquenizados pertencem aos Ascomicota o restante é Basidiomycota. Os fotobiontes mais frequentes são as algas verdes Trebouxia, pseudotrebouxia e Trentepholia e a cinobactéria Nostoc.
Importancia ecologica e economica dos liquens.
-Os bicobiontes produzem grande quantidade de metabolitos secundarios chamados chamados ácidos liquenicos que contribuem para o desgtaste das rochas participando da formação dos solos,tornando possivel a sucessão posterior de plantas.
-liquens contendo cianobactéria contribuem para a fixação de nitrogênio no solo.
-Indicadores sensiveis dos compostos tóxicos do ar poluido.
-Instrumentos para monitorar a contaminação por substancias radioativas.
-fonte de corantes.
-medicamentos(amtibioticos).
-bases fixadoras de perfumes.
-fonte de alimentos para animais , acaros,insetos e lesmas.
MICORRIZAS
Associação intima,simbioticas,mutualistas e beneficas entre fungos e raizes da maioria das plantas vasculares.
Exemplos de tipos de associações.
-Endomicorrizas:.Penetran nas celulas corticais da raiz da planta.Ocorre me 80%das plantas vasculares.Fungo componente é um zigomiceto.
-Ectomicorrizas:.Circundam as celulas da raiz da planta.Caracteristicas de certos grupos de arvores e arbustos encontrados principalmente em regiões temperadas.A maioria das associações ocorre principalmente com basidiomicetos,algumas co ascomicetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário