Bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, por isso também é denominada de bomba nuclear. Ela tem um poder destrutivo imenso, para ter ideia dessa potência, basta citar que ela é capaz de destruir totalmente grandes cidades.
Na história há relatos
de duas situações nas quais bombas atômicas foram utilizadas e causaram
estragos irreversíveis. As bombas foram lançadas durante a Segunda Guerra
Mundial, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e
Nagasaki. O poder de destruição das bombas foi imenso, quase 200 mil foram
mortos, iniciando, assim, a era nuclear.
Tudo começou quando
Einstein, em 1939, admitiu que poderia ser viável a construção de uma bomba
atômica. Já no início da década de 40 essa ideia começou a ser difundida, o que
foi uma oportunidade para dezenas de cientistas europeus, fugindo do nazismo e
do fascismo, encontrarem refúgio nos Estados Unidos. Um desses cientistas era o
físico italiano Enrico Fermi que, em 1942, juntamente com sua equipe, produziu
uma reação atômica em cadeia.
As teorias de Einstein
começavam a entrar em prática, mas muitos já temiam o mais provável: que a
bomba pudesse causar grandes estragos, pois era impossível determinar e
controlar o impacto de uma explosão dessa natureza.
No ano de 1945, a equipe
liderada por J. Robert Oppenheimer construiu uma bomba de fissão nuclear. Os
primeiros testes ocorreram na manhã de 16 de julho de 1945, no deserto do Novo
México. Posteriormente foi inventada a bomba de hidrogênio, testada em Bikini,
chamada de bomba H, a qual se revelou cinco vezes mais destruidora do que todas
as bombas convencionais usadas durante a Segunda Guerra Mundial.
De lá pra cá, as bombas
nucleares já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários
países do mundo. Atualmente, as maiores potências mundiais buscam o chamado
“poder bélico”, que consiste na aquisição das técnicas de destruição mais
eficazes e precisas. Nações que possuem tal poder são mais respeitadas no
âmbito político.
O idealizador da bomba
atômica, Einstein, tomando consciência da tragédia provocada pela bomba atômica,
e sendo ele o idealizador desta ameaça mundial proferiu a seguinte frase: “Tudo
havia mudado...menos o espírito humano”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário